Madonna aproveita crescimento do Snapchat para lançar novo videoclipe.

Nunca foi tão fácil ter visibilidade mundial como atualmente, as novas mídias digitais são os meios mais rápidos, eficientes e eficazes para tornar uma informação publica. A migração cada vez maior das tradicionais mídias para as digitais fez com que esse novo ambiente fosse povoado por todo tipo de pessoa. Muitas celebridades a fim de se comunicar melhor com seu publico vem adotando cada vez mais esses meios. Cada rede social tem seu perfil próprio de usuário, e as celebridades por sua vez vem se comunicando com seu público onde eles se concentram. O intuito é tentar de todas as formas tornarem público partes do seu trabalho como uma isca para atrair seus fãs e deixa-los ansiosos, provocando assim o famoso Buzz.

No dia 05 de Fevereiro a cantora Madonna lançou seu mais novo clip, Living For Love – do álbum Rebel Heart, e para isso optou em fechar parceria com a plataforma Snapchat que é um aplicativo relativamente recente, criada em 2011 por estudantes da Universidade de Standford, que tem como finalidade o compartilhamento descompromissado de imagens ou vídeos onde pode-se inserir textos e desenhos e ainda escolher o tempo de visualização dessas imagens pelos seus amigos. A escolha dessa estratégia de marketing surpreendeu, inclusive seus fãs, pois o caminho mais obvio e natural seria a estreia do clip no canal VEVO, que já é uma plataforma consolidada. Mas a estratégia da cantora comprova que tanto ela quanto sua equipe estão antenados nas novas tendências, de acordo com o site da empresa o Snapchat compartilha cerca de 60 milhões de fotos diariamente e conta com uma base de aproximadamente 200 milhões de usuários. O tráfego equivale a quase 10% do número de fotos publicadas no Facebook todos os dias. Então se levarmos em consideração o crescimento do número de usuários de Smatphone, o fato de o Snapchat estar entre os 25 aplicativos mais baixados na loja da Apple e entre os 40 do Google Play, sendo um dos aplicativos que mais cresce sua base de usuários, e somarmos ao fato de que o aplicativo tem cativado principalmente os jovens e adolescentes a estratégia da Madonna passa a fazer todo sentido, fica claro que o intuito da cantora é atingir esse nicho, atraindo um novo publico, uma vez que ela já está consolidada entre o publico de faixa etária maior.

Se analisarmos os números das redes sociais perceberemos que manter-se atualizado e em conexão com seu publico por meio das mídias digitais é vantajoso, uma vez que só é preciso lançar um conteúdo e deixar que o compartilhamento das informações seja feito pelas pessoas. É importante entender que essas novas mídias criam uma ponte que estreita a relação entre usuários e “marca”. O exemplo da cantora Madonna serve para ilustrar um cenário em constantes mudanças, o quanto é importante estar sempre atento às essas mudanças e, principalmente, aproveitar as novas ondas para traçar uma estratégia de marketing que melhor se adeque ao produto com a mídia certa no momento certo.


Comentários

14 respostas para “Madonna aproveita crescimento do Snapchat para lançar novo videoclipe.”

  1. Avatar de PriscillaMorelloDantas
    PriscillaMorelloDantas

    Ótima matéria! 
    E ótima estratégia da equipe da Madonna!

  2. Pois é, muito bom isto. Em tempos pós-MTV a convergência midiática provê acesso a muito mais gente e com uma abrangência mundial numa velocidade incrível.

  3. Avatar de GabrielleFontes
    GabrielleFontes

    Incrível! 
    Esse é o feeling digital, ter ousadia e chegar antes de todos. Madonna diva!

  4. Não basta ser antenado, tem que conhecer o mercado e saber se a novidade é vantajosa, gosto de cantores que se arriscam no novo

  5. O ponto-chave disso tudo, e que acho que Madonna manda bem, é a questão de saber cativar seu público com algo sempre novo. A prova disso é a grande legião de fãs que seguem seu trabalho fielmente, adquirindo seus produtos lançados, repercutindo seus lançamentos – antigos e atuais – que a galera tem na ponta da língua. Posso chamá-la de gênio por ter essa “preocupação” com o seu público, e a forma em como retribui esse carinho todo especial arquitetando produções fantasticas e inovadoras. Acredito que a Madonna está usando meios como as redes sociais para ouvir seu público, ter novas sugestões de trabalho e agradar a cada um, de forma “pessoal”, por todo todo esse tempo de estrada.

  6. Avatar de EduardodePaula1
    EduardodePaula1

    Excelente matéria!
    Madonna sempre diva!

  7. Essa mulher é incansável… Já estou vendo o aniversário de 60 anos dela comemorado com uma mega performance ao vivo em alguma rede social do momento. Profissionais de marketing precisam estudá-la mais.

  8. Avatar de journalistmckay
    journalistmckay

    Otima analise. Nos anos 80, as propagandas da Pepsi eram uma das ferramentas mais eficazes no marketing de um artista. Nos anos 90, a MTV se tornou o canal mais relevante para os artistas divulgarem suas novidades. Nenhuma surpresa que Madonna, uma das mais incriveis marketeiras de todos os tempos, esteja em dia com o dever de casa, sempre atenta as novas formas de se aproximar e relacionar com a fanbase. Apenas aguardando o que ela vai fazer depois dos 60, 70… e certamente sera pionera (marca registrada da artista).

  9. Avatar de journalistmckay
    journalistmckay

    Otima analise. Nos anos 80, as propagandas da Pepsi eram uma das ferramentas mais eficazes no marketing de um artista. Nos anos 90, a MTV se tornou o canal mais relevante para os artistas divulgarem suas novidades. Nenhuma surpresa que Madonna, uma das mais incriveis marketeiras de todos os tempos, esteja em dia com o dever de casa, sempre atenta as novas formas de se aproximar e relacionar com a fanbase. Apenas aguardando o que ela vai fazer depois dos 60, 70… e certamente sera pionera (marca registrada da artista).

  10. Hoje, a tal da Social Media, está com tudo! Empresas vendem por Instagram, promovem por Facebook, interagem por Twitter. E agora Madonna, sempre se mostrando atualizada, nesse movimento surpreendente, lança vídeo por SnapChat. O poder do SOCIAL está cada dia mais presente na nossa vida, e cabe a nós, dentro do mercado competitivo em que vivemos, usá-lo como aliado.

  11. Madonna,  inovando sempre ein ? hahaha

  12. Avatar de ViniciusSilva6
    ViniciusSilva6

    Texto bem explicado e claro. Bom artigo.

  13. Avatar de Celso Alvarenga
    Celso Alvarenga

    Rainha e Esperta

  14. Avatar de Victor Stobbe
    Victor Stobbe

    André Santos

Deixe um comentário para EduardodePaula1 Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *