Google anuncia fim dos cookies de terceiros

Fez uma busca específica no Google e logo veio aquele caminhão de anúncios sobre algum item ou serviço? Olha essa notícia: Ao que tudo indica, até o final do ano você não receberá mais. Pelo menos, não da forma que você recebe hoje, em função dos cookies de terceiros.

A novidade é que o Google começou na última quinta-feira, 4 de janeiro, a desabilitar esse recurso, com previsão de exclusão total ao final de 2024. Vale destacar aqui que outros navegadores concorrentes, como Mozilla Firefox e Safari da Apple, já bloqueiam cookies de terceiros desde 2020. O argumento? Privacidade. Este será um processo gradativo e, nesse primeiro momento, vai impactar 1% dos usuários do Chrome. O que já é gente pra caramba, concorda?! Basta observar a representatividade do Chrome em relação aos outros navegadores:

Fonte: Statcounter Global Sats

 

Mas, afinal, o que são cookies?

Chega mais que a On te explica o que é e o que isso muda na sua vida como consumidor e como anunciante. 

Inicialmente, com a intenção de melhorar a experiência das pessoas com base no histórico de navegação, os cookies de HTTP, ou cookies de internet, foram desenvolvidos para rastrear, personalizar e salvar informações de usuários durante a interação com páginas web (sessão).

Comumente, esse recurso é habilitado quando visitamos um site novo passando pela política de compartilhamento de dados do site. Com isso, é possível desde a elaboração de anúncios personalizados até o salvamento de usuário e senha em sites que demandem esse tipo de informação (para que você não precise lembrar disso a cada novo acesso). 

E o que o Google pretende fazer como alternativa para essa alteração?
Abaixo estão algumas ações mais seguras mapeadas para minimizar o impacto na experiência das pessoas, confira só:

  • FLoC (Federated Learning of Cohorts): Esta é uma proposta para substituir os cookies de terceiros por “cohortes”, grupos anônimos de usuários com interesses semelhantes. Isso permitiria que os anunciantes direcionassem anúncios tendo por base ‘’interesses’’, em vez de identificar usuários individuais.
  • TURTLEDOVE e FLEDGE: Estas são outras propostas técnicas que visam equilibrar as necessidades dos anunciantes com a privacidade dos usuários, permitindo que os anunciantes realizem algumas operações de segmentação sem revelar informações pessoais dos usuários.
  • Página de preferências de privacidade: O Google também sugeriu a criação de uma página na qual os usuários possam ver quais dados estão sendo coletados e ainda optar por sair do rastreamento de anúncios.

Importante reforçar que a validação de qual (ou quais) serão adotadas pelo Google vai depender de feedbacks e testes realizados ao longo do processo de remoção deste recurso.

Pensando como usuário, a tendência é que essa alteração traga consigo os seguintes cenários:

  • Maior Privacidade: Os cookies de terceiros são frequentemente usados para rastrear o comportamento do usuário em vários sites e criar perfis de interesses para fins de publicidade. Ao limitar ou eliminar esses cookies, há uma redução no rastreamento cruzado entre diferentes plataformas, o que pode aumentar a privacidade dos usuários.
  • Menos Anúncios Indesejados: Com menos dados disponíveis para personalizar anúncios, os usuários podem ver menos anúncios irrelevantes ou intrusivos.
  • Menor Dependência de Rastreamento: A indústria de publicidade digital pode ser incentivada a buscar métodos de publicidade mais sustentáveis e menos dependentes do rastreamento de cookies, o que pode resultar em modelos de negócios mais éticos e transparentes.
  • Em contrapartida, é preciso considerar o ônus deste novo cenário que traz consigo: 
  • Experiência de Usuário Menos Personalizada: Muitos sites usam cookies para personalizar a experiência do usuário, como lembrar preferências, histórico de compras ou configurações específicas. A remoção desses cookies pode tornar a navegação na web menos conveniente.
  • Redução da Receita para Criadores de Conteúdo: Para muitos sites e criadores de conteúdo, a publicidade personalizada é uma fonte significativa de receita. Se os métodos de rastreamento forem severamente limitados, isso pode afetar negativamente a monetização de conteúdo on-line.
  • Desafios para Pequenas Empresas: Pequenas empresas e anunciantes que dependem de publicidade direcionada podem enfrentar desafios para atingir seu público-alvo de maneira eficaz sem o uso de cookies de terceiros.
  • Possível Aumento de Métodos Alternativos de Rastreamento: Se os cookies de terceiros forem eliminados, pode haver um aumento na utilização de métodos alternativos de rastreamento, como impressões digitais de navegador, o que pode apresentar seus próprios desafios de privacidade.

Diante disso, marcas e agências precisarão se adaptar a nova realidade e pensar em maneiras criativas para que a transição seja sensível e que pouco interfira, sobretudo na experiência personalizada de consumo de conteúdos e ao impacto de anúncios relevantes para o usuário. Algumas medidas que devem ser adotadas são: 

  • Foco em First-Party Data: Incentive que os visitantes de seu site criem contas e preencham formulários fornecendo dados espontaneamente. 
  • Utilize Tecnologias alternativas: Explore soluções de confirmação de identidade com base em e-mail ou dispositivos de autenticação que possam oferecer alternativas ao rastreamento pautado em cookies.
  • Parcerias: Considere fechar parcerias com outras marcas para compartilhamento de insights respeitando sempre à LGPD de maneira ética e dentro das normas de compartilhamento de dados regidas pela lei.
  • Seja claro sobre as políticas de compartilhamento de dados do seu site: Agir com transparência e de forma objetiva, a chance de conseguir que o usuário ofereça dados de maneira espontânea aumenta e muito.
  • Faça testes: Realize testes constantes para avaliar a efetividade dos seus formulários e recursos de captação de dados para buscar sempre a melhor experiência possível para o seu público
  • Invista em SEO e em Marketing de Conteúdo: Ao fazer uma leitura eficiente dos dados coletados, dedique-se a trabalhar sua comunicação organicamente, seja para uma base já engajada ou para extrapolar sua rede em busca de novos usuários. 

Ao adotar uma abordagem proativa em relação a essa e outras mudanças, as marcas conseguem mitigar os impactos em seus resultados. E sabe qual é o melhor? Aqui na On, a gente consegue te ajudar a adotar essas e outras estratégias.

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