Search Generative Experience

Conheça o Search Generative Experience do Google e saiba como ele pode impactar o seu negócio.

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O que é Search Generative Experience?

 

O Search Generative Experience (SGE) é um recurso desenvolvido pelo Google para melhorar a eficiência e a qualidade das respostas oferecidas pelos motores de busca a partir do uso de Inteligência Artificial (IA), podendo ser um recurso muito poderoso e eficaz para gerar impacto e otimização. Isso porque o SGE utiliza técnicas avançadas de processamento de linguagem natural e machine learning para entender as consultas dos usuários e gerar informações personalizadas, precisas e abrangentes, resultando em respostas com base na necessidade de cada pesquisa. Saiba mais a seguir.

 

No que esse recurso afeta meu site?

 

O SGE do Google pode gerar um impacto nas buscas orgânicas por ser mais uma funcionalidade para o usuário explorar dentro da SERP, o que, reduz a necessidade de mais usuários clicarem em outros links, estimulando a permanência no Google. 

 

Os resultados de SGE também vão conter os links com as fontes de onde as informações foram retiradas, o que isso quer dizer? Se o seu site for uma dessas referências e o conteúdo for relevante, mais usuários podem acabar clicando e indo para a sua página, e isso contribui para atrair mais tráfego orgânico.

 

E não para por aí, o recurso de IA sugere explorar outro tópico na hora de uma pesquisa, por perguntas follow-ups, o que também pode impactar nas buscas orgânicas. Mas isso ainda não pode ser medido de forma generalizada, uma vez que não se sabe exatamente como o SGE do Google vai impactar os resultados das buscas orgânicas.

Search Generative Experience

Onde o Google se beneficia? 

 

Com as tendências de IA cada vez mais crescentes, surge ao Google a necessidade de manter os usuários fazendo buscas e pesquisas em seu site, logo, inovar é dar uma chance ao usuário de ter uma nova experiência de pesquisa superior a de seus concorrentes.

 

E no que esse recurso pode somar?

 

Com recursos como ChatGPT e avanços de IA em outros mecanismos de pesquisa, há a necessidade de ter uma melhoria na qualidade dos resultados de busca, oferecendo respostas mais personalizadas e que façam sentido dentro das consultas de pesquisa, diversificando o conteúdo on-line.

 

Assim, os recursos de machine learning vão ajudar a recurso a entender melhor qual é o contexto e a intenção por trás das consultas dos usuários, gerando respostas mais precisas.

 

Pontos para se antecipar e atentar em relação ao impacto do SGE no tráfego orgânico do seu site: 

 

– Compreender o Click-Through Rate (CTR) dos resultados orgânicos do seu site antes da implementação desse recurso através de uma análise histórica para analisar a taxa de cliques média em posições orgânicas.

 

– Ajustar a estratégia de palavras-chave, incluindo termos que se alinhem com as consultas mais conversacionais típicas do SGE.

 

– Fazer uma análise com base em uma amostra de palavras-chave específicas, monitorando essa nova funcionalidade para entender como elas são buscadas em cada tipo de SERP.

 

Por que entender Search Generative Experience? 

 

Por conta do seu impacto previsto no tráfego de pesquisa orgânica, o que se espera desse recurso é a diminuição da visibilidade orgânica e a geração de receita.

 

É hora de sair na frente! 

 

É possível que esse recurso gere alguns questionamentos e preocupações em relação às estratégias de tráfego do seu site, mas vale entender que uma vez compreendido pode somar para sua empresa sair à frente nos resultados de busca.

 

Quer saber mais sobre esse assunto ou como podemos ajudar a sua empresa a entender essa recurso? Entre em contato conosco.

 


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