Desde 2016, o algoritmo do Instagram decide a ordem de exibição dos posts com base nas preferências do usuário, algo que não agradou muitos adeptos da rede social e vem sendo, cada vez mais, motivo de insatisfação para os usuários.
Pensando nisso, o Instagram anunciou recentemente que vai criar três diferentes modelos de feed em sua plataforma: Home, Following e Favorites. Com a novidade, o usuário ganha autonomia para decidir como vai visualizar o feed.
Para entender melhor, os 3 modelos de feed vão funcionar da seguinte forma:
[Home]
Esse é o formato padrão que todo mundo usa atualmente. É dominado pelo algoritmo do Instagram, que organiza as publicações na linha do tempo de acordo com o interesse do usuário nos posts. Além disso, também oferece sugestões de conteúdos de quem você não segue e muitos anúncios.
[Following]
Aqui, será exibido os conteúdos de quem você segue, com tudo o que foi publicado em ordem cronológica, sem interferência do algoritmo. Um pedido antigo que finalmente foi realizado pelo Instagram! Ufa!
[Favorites]
Nesse estilo de feed, também em ordem cronológica, você verá somente as publicações dos usuários que marcou como seus “favoritos”. Isso dará a escolha para que as pessoas priorizem fotos e vídeos de contas que elas gostam muito e que não queiram perder nenhuma atualização. Portanto, os perfis selecionados como favoritos aparecerão primeiro na tela.
Mas e os anúncios, como ficarão a partir de agora?
Quanto à parte de performance, ainda é cedo para prever as consequências desta mudança. As alterações ainda se encontram em estágio de teste, e sem previsão de lançamento oficial.
Para o nosso CEO, Bruno Estrela, há um fator a ser observado com atenção, no que tange a exibição ou não de anúncios nestes novos feeds.
“Embora seja cedo para afirmar, nos parece que, independentemente do caminho a ser escolhido, teremos alterações nas dinâmicas de exibição de anúncios e no custo de conversão da plataforma.
Caso o cenário seja pela exclusividade de anúncios no feed original, poderemos ter, a médio prazo, uma mudança de comportamento do usuário, migrando sua preferência de consumo para os feeds cronológicos e customizados. Isso traria um esvaziamento do feed original, afetando a performance dos anunciantes.
Caso o cenário seja pela presença de ads em todos os novos feeds, o que nos parece é que haverá uma tendência de aumento no custo de conversão em função da qualificação da base.”
E aí, o que achou das mudanças? Conta aí nos comentários qual o seu preferido.
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