Plataforma informou ser resultado de um bug, mas que já foi solucionado
O pesquisador de segurança Saugat Pokharel descobriu que o Instagram manteve fotos e mensagens deletadas em seus servidores por mais de um ano! Saugat solicitou a cópia das fotos e mensagens da sua conta no app e recebeu dados que foram excluídos há mais de um ano, provando que essas informações nunca foram totalmente removidas dos servidores da plataforma.
Não é certo afirmar que o problema afetou a todos os usuários da rede. Sempre que excluímos dados de serviços on-line, geralmente, há um período não especificado antes deles serem removidos totalmente dos servidores do site.
Segundo o Instagram, normalmente leva cerca de 90 dias para a remoção completa dos dados dos servidores, mas isso não aconteceu dessa vez. A plataforma informou que se tratou de um bug e já foi corrigido. O pesquisador foi “recompensado” com US$6 mill por destacar o problema.
Segundo relato do TechCrunch, Saugat descobriu o bug em outubro de 2019 e o problema foi resolvido no início de agosto desse ano: “Corrigimos o problema já, e não vimos evidências de abuso. Agradecemos ao pesquisador por nos relatar esse problema”.
Para mais conteúdos, fique ligados em nossas redes: Facebook, Instagram e LinkedIn.
Deixe um comentário