Chama-se de “Marketing de Conteúdo” todo material feito para engajar consumidores e potenciais clientes por meio da criação de textos, vídeos, podcasts, entre outros materiais.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Marketing de Conteúdo surgiu muito antes do Marketing Digital ou até mesmo da própria Internet. Em 1990, o Guia Michelin já era criado pela fabricante de pneus com os melhores restaurantes. O objetivo final era fazer com que as pessoas utilizassem mais seus carros para conhecerem esses locais, e, assim, requisitarem com mais frequência seus serviços.
Para produzir Marketing de Conteúdo, conhecer seu objetivo é primordial. Seja ele para aumentar seus leads, criar reconhecimento da marca, gerar vendas ou até mesmo educar o mercado sobre a importância do seu produto ou serviço. Se uma pessoa possui familiaridade com a sua marca, gerada graças a um bom conteúdo, isso será reconhecido no momento da decisão de compra.
Com tantas opções na prateleira, tendemos a escolher marcas conhecidas e de confiança.
No Marketing de Conteúdo, a estratégia está fortemente ligada a um objetivo. Nesse caso, é o KPI ou indicador-chave de performance. Esse objetivo deve ser mensurável e considerado importante para a sua empresa, além de ser medido por números ou por uma porcentagem. Ele pode ser o número de visitas do seu site, o número de menções da sua marca em redes sociais, notas que os clientes dão em um aplicativo, entre outros.
Após traçar seu objetivo de Marketing de Conteúdo, pense em quem irá ler, ouvir ou ver esse material. Criar conteúdo para abranger muitas pessoas é extremamente perigoso, pois pode parecer generalizado demais ou desinteressante.
Através de dados internos ou do mercado, criamos uma Persona para qual iremos produzir o nosso Marketing de Conteúdo. Falando diretamente com um tipo específico de público, diminuímos o alcance, mas aumentamos o número de pessoas que irão cumprir nosso objetivo, podendo ser uma venda ou um cadastro, por exemplo.
Por último, para um Marketing de Conteúdo eficiente, é necessário investigar os canais e formatos ideais para espalhar a sua mensagem. Ou seja, pensar onde a sua persona está (redes sociais, blogs, e-mail etc.) e como ela gostaria de ser impactada.
- Texto (para conteúdos mais complexos);
- Imagem (para destaque visual);
- Vídeo (para gerar empatia);
- Áudio (para consumo a qualquer momento).
Gostou da dica? Que tal começar sua estratégia de Marketing de Conteúdo agora mesmo? Conte com a On Marketing Digital e crie autoridade e reconhecimento para a sua marca.
Deixe um comentário