Entenda a diferença entre Foursquare e Swarm

Nos últimos anos, nos acostumamos com a ideia de registrar nossos passos a todo momento. A rede social Foursquare chegou em nossas vidas e, de repente, todos os lugares pareciam mais divertidos.

Seja para conquistar ou completar uma coleção de badge ou talvez para compartilhar um “pseudo” status social, o check-in no Foursquare tornou-se um grande sucesso no mundo todo.

Mas, ultimamente, muitas questões a respeito desta rede social têm surgido, como “Por que o Foursquare está diferente?” e “O que é Swarm?”.

Pois é, logo agora que a gente já se adaptou… Porque resolveram mudar? 

A questão é subjetiva e talvez até um pouco controversa.

O Foursquare percebeu em pesquisas que muitas pessoas se preocupavam e/ou utilizavam a ferramenta para descobrir onde os amigos mais próximos estavam, além de usar a ferramenta, ainda em casa, para ver dicas para o fim de semana ou avaliações e classificações de estabelecimentos.

Outro comportamento muita característico dos usuários era “mapear” dicas, reclamações ou classificações de pratos e serviços ao chegar a um determinado estabelecimento.

Com base nessas questões, o Foursquare resolveu dividir as forças e canalizar os objetivos.

Surgiu então o Swarm, que passa a ser efetivamente o aplicativo responsável por check-ins e que terá como grande diferencial o registro e a indicação de proximidade de amigos em sua região geográfica.

Esse ponto é, ao mesmo tempo, interessante e polêmico. Eu, particularmente, não gosto da ideia de expor minha localização a todo momento. Aviso de antemão que deixarei meu “modo localização” DESATIVADO (sim é possível!) 😉

Aliás, a gente falou exatamente sobre o contrário em nosso último post – os aplicativos que afastam as pessoas dos amigos conectados.

Se puxarmos a memória, outros serviços como o Google Latitude já seguiam esta premissa (talvez com um pouco mais de exatidão) e era bastante útil para circustâncias como, por exemplo, viagens em grupo.

Me parece que o Swarm será um pouco mais ameno na especificação da geolocalização. Ele será mais concentrado em estabelecimentos próximos ou raio de quilometragem.

Mas, e o Foursquare? Vai morrer? A resposta é NÃO.

O aplicativo passará a servir exclusivamente de referência e pesquisa de lugares ou eventos (assim como o Yelp, parceiro da Apple, que já chegou no Brasil fazendo barulho).

A ideia é que você passe a utilizar o Foursquare para encontrar dicas e sugestões. O diferencial prometido fica por conta da inteligência, já que a proposta é que ele passe a utilizar nosso histórico enquanto usuários para indicar lugares, pratos, eventos, drinks… Ou seja, tópicos que tenham mais sinergia com nosso perfil, hábitos de consumo, últimas avaliações e check-ins registrados.

Se eu gostei da ideia?

Ainda não sei, me parece que o lema “dividir para conquistar” até faz sentido, mas fico sempre com um sentimento de que isso tudo poderia ser feito em apenas um aplicativo, assim me enconomizaria espaço na tela do celular.

E você? O que achou da mudança?


Comentários

9 respostas para “Entenda a diferença entre Foursquare e Swarm”

  1. Avatar de Rafael Andrade
    Rafael Andrade

    #stopthemimimi Gustavo

  2. Avatar de André Alcantara
    André Alcantara

    Olha aqui, Bernardo!

  3. Avatar de Gustavo Espósito Suárez
    Gustavo Espósito Suárez

    Volta Foursquare! Mas volta sozinho!

  4. Avatar de Thiago Mouço
    Thiago Mouço

    Ótimo post!!!

  5. Avatar de Bernardo Carvalho
    Bernardo Carvalho

    Muito bom!

  6. Avatar de Robson Junior
    Robson Junior

    Muito bom o post! Parabéns!

  7. Avatar de Renan Dias
    Renan Dias

    Pelo que sei todo mundo tá reclamando.

  8. Avatar de Bruno Estrela
    Bruno Estrela

    Valeu Junior! 🙂

  9. Avatar de fabiocarvalho_rj
    fabiocarvalho_rj

    Bruno, após duas semanas de experiências (estava com o Swarm há 1 mês instalado, mas troquei de cel recentemente), minha resposta a tua pergunta é não gostei. 
    Arquitetura de informação confusa e ausência de força de branding que o Foursquare possuía foi o que mais notei. Não acho que o “dividir para conquistar” foi eficiente na questão.
    Tive contato com alguns membros do Foursquare por email e hangout e sempre soube que a empresa é ainda pequena, cerca de 30 funcionários. Então dividir pra quê? Penso que tanto o 4sq como o Swarm vão ficar procurando suas funções e não acharão, pois o app era bom do jeito que estava, só precisava investir em seu marketing, ser mais efetivo em promoções ao usuário etc.
    Abs.

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